NOSSOS VALORES

Na escola, a criança inicia uma nova etapa da vida em grupo em que, mediada pela figura da professora, aprende, junto com seus pares, valores e regras de convivência em grupo.

As ações educativas estão orientadas pelos valores apontados pela Declaração Universal dos Direitos do Homem, destacando a Liberdade, a Justiça, a Igualdade, a Verdade e a Fraternidade como fundamentais na etapa da Educação Infantil. Por esse mesmo motivo, a escola assume também como valores o Afeto, o Respeito, a Honestidade e a Paz por considerar que favorecem a expansão e a vivência do conhecimento sobre o mundo e sobre o ser humano.

 

A escola segue a linha construtivista e sua proposta pedagógica, que é fruto de uma larga experiência com a educação infantil, busca privilegiar a formação pessoal e social das crianças e oportunizar a construção de conhecimentos através de aprendizagens significativas.

O projeto pedagógico está fundamentado na concepção de que a educação das crianças pequenas deve ser compartilhada pela escola e pela família.

Como as educadoras consideram que ao receber uma criança recebem também sua família assumiram, desde o início, a proposta de ser também uma escola para pais. No Pato, como a escola sempre foi chamada, todo mundo aprende. Por isso “aprender é uma atitude e não uma atividade”.

O projeto pedagógico procura contemplar igualmente o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a ser e o aprender a viver junto com os outros, considerando-os inter-relacionados, mas especialmente vinculados, nessa etapa de desenvolvimento, à qualidade das interações que a criança estabelece com as outras pessoas e com o meio ambiente.

O projeto pedagógico está baseado também na concepção de que sentir-se acolhido, incluído e integrado facilita a construção de uma auto-estima positiva, aspecto básico para o sucesso na vida, que vai bem mais além que o sucesso escolar. O projeto pedagógico inclui ainda propostas específicas para os momentos de ingresso e conclusão da etapa da educação infantil por considerá-los momentos chaves na educação das crianças dessa faixa etária.